Bem, só se você quiser ser visto como um profissional, ter segurança jurídica e uma base sólida para elevar o seu negócio para outro patamar.
Isso porque é o seu advogado(a) quem vai te auxiliar em todas as fases dos seus contratos. (Volte um pouquinho e leia o post sobre o ciclo de vida dos contratos).
É o seu advogado(a) quem vai participar da fase de negociação e pré-contratação, ou seja, vai fazer uma minuciosa due diligence e vai te dar todo o apoio para que você feche contratos com os maiores custos-benefícios.
Também será o advogado(a) quem vai cuidar da fase de contratação, elaborando as minutas dos contratos, negociando as cláusulas e verificando todos os requisitos de legalidade do seu negócio.
Além disso, o seu advogado(a) vai gerenciar a fase de pré-execução, ou seja, vai concretizar o contrato em um documento, solicitar a assinatura das partes, vai registrar e disponibilizar o contrato aos setores envolvidos, vai solicitar documentos, certidões, alvarás, exames, vai verificar quais materiais, insumos, bens móveis ou imóveis serão necessários para a execução do contrato, enfim, vai cuidar de todas as providências necessárias para que a execução do contrato seja possível.
Não bastasse, o seu advogado(a) vai gerenciar toda a fase de execução dos seus contratos, cuidando para que o objeto seja atingido e, principalmente, para que sua empresa não cometa nenhum ato que possa dar causa à infração das cláusulas contratuais e, por consequência, às penalidades previstas no contrato (como multa, juros, cláusula penal, rescisão, etc).
O advogado(a) também vai verificar se há a necessidade de negociar um termo aditivo ao contrato, bem como se serão necessárias renovações, evitando-se, assim, desperdício de dinheiro com renovações desnecessárias.
Por fim e não menos importante, é o seu advogado(a) quem vai cuidar da fase de encerramento dos contratos. Aqui ele vai verificar se todas as fases anteriores foram cumpridas com êxito, vai registrar os relatórios gerados pelas equipes envolvidas, arquivar documentos e vai tomar todas as medidas necessárias para que o encerramento seja efetivo.
Desse modo, veja que a assessoria jurídica irá desempenhar um papel fundamental para que sua empresa não tenha prejuízos indevidos e, mais importante, para que você feche muitos contratos e cresça cada dia mais, com segurança jurídica e bases sólidas.
Por Maria Gabriella de Almeida Cortez.