Você realizou uma pesquisa de mercado para verificar se o nome do seu empreendimento e da sua marca está disponível?
Recentemente vimos por aqui que a dupla Maiara e Maraisa foram proibidas de usar a marca “As Patroas”, porque já havia uma marca chamada “A Patroa” de propriedade de outra pessoa.
Eu gravei um vídeo sobre isso e, se você não viu, vale a pena dar uma olhadinha (link no meu site).
O fato é que em meados de 2013 uma cantora solicitou o registro da marca “A Patroa”, pedido este que foi concedido.
Mesmo assim, a empresa que gerencia a carreira de Maiara e Maraisa (que também cuidava da carreira da Marilia Mendonça) não se atentou para esse detalhe importantíssimo e permitiu o lançamento do projeto “As Patroas”.
O trio gravou músicas, clipes, fez shows, eventos e investiu muito tempo e dinheiro nessa marca. Só se esqueceram de cuidar do básico, que era verificar a disponibilidade da marca e solicitar o seu registro para, enfim, obter a propriedade.
Esse é um erro grave, que pode causar danos irremediáveis.
No caso da dupla, a justiça determinou que a cada uso indevido da marca “As Patroas”, será devido uma multa de cem mil reais.
Pense em todo o desgaste com o processo, honorários advocatícios, multa, indenizações e tantas outras despesas e dores de cabeça que elas terão de enfrentar com esse processo.
Agora entenda que tudo isso pode ser evitado com uma simples atitude de contratar um especialista para verificar a disponibilidade da marca e solicitar o seu registro.
É um investimento muito, mas muito menor de tempo, dinheiro e psicológico.
Por isso, não cometa o mesmo erro!
Mas acalmem-se. Se você, assim como eu, é fã do trio, saiba que eles já criaram outra marca para dar continuidade ao projeto. Pelo que pesquisei, eles também são donos da marca “Festa das Patroas”. Portanto, a música não vai parar!
Contudo, saiba que nesse caso a dona da marca “A Patroa” agiu corretamente, porque ela registrou a sua marca e agora está defendendo esse patrimônio.
É o que todos devemos fazer.
Por Maria Gabriella de Almeida Cortez.
©2021 por Maria Gabriella de Almeida Cortez Sociedade Individual de Advocacia.
CNPJ: 43.807.764/0001-04
Vamos conversar por chat