Eu já falei por aqui que as marcas podem possuir as seguintes formas de apresentação: nominativa, figurativa, mista (nome + figura) e tridimensional (como o formato do chocolate toblerone).

Mas no ano passado o INPI regulamentou a possibilidade de solicitar o registro da marca de posição. Essa forma marcária já era possível em outros países, mas só foi permitida aqui no Brasil no final do ano passado.

A marca de posição é definida pelo INPI como a “aplicação de um sinal em uma posição singular e específica de um determinado suporte, resultando em conjunto distintivo capaz de identificar produtos ou serviços e distingui-los de outros idênticos, semelhantes ou afins, desde que a aplicação do sinal na referida posição do suporte possa ser dissociada de efeito técnico ou funcional”.

Ou seja, a marca de posição é um sinal distintivo inserido em uma posição específica, que faz com que o produto ou serviço atraia a atenção do consumidor e tenha destaque no mercado.

O sinal pode ser uma marca mista ou figurativa, uma cor, um ícone ou um símbolo. Mas cuidado: o sinal não pode estar posicionado em um local comum, banal, convencional ou vulgar.

Ainda não encontrei no site do INPI nenhum pedido de registro de marca de posição aqui no Brasil, mas vou dar alguns exemplos de produtos que possuem o registro de marca de posição no exterior:

A marca Adidas possui o registro de marca de posição nos Estados Unidos. Assim, o consumidor que vê um tênis com três traços laterais pode facilmente identificar que aquele produto é da marca Adidas.

A New Balance também possui o registro de uma marca de posição nos Estados Unidos. Do mesmo modo, seus produtos chamam a atenção por possuírem a letra “N” na lateral.

Já os arcos costurados nos bolsos traseiros dos produtos da marca Levis também são uma marca de posição nos Estados Unidos.

Você pode ver as imagens dessas marcas de posição na arte deste post.

E você pode estar se perguntando: e então, qual a relevância disso?

Imagine a sua marca ser reconhecida facilmente pelos consumidores por conta de um sinal que você coloca em uma posição específica do seu produto?

Seria uma experiência incrível e a sua marca teria destaque no mercado!

Além disso, com as redes sociais isso poderia se tornar uma corrente de marketing gratuito, já que os consumidores postam fotos dos produtos e exibem a marca de posição, fazendo com que outros consumidores também desejem ter essa experiência, bem como compartilhar com sua rede, e assim por diante…

Criar uma marca de posição é o auge das marcas de sucesso!!

Você vai querer ficar de fora?

Por Maria Gabriella de Almeida Cortez.

NÃO TENHO CNPJ, MESMO ASSIM POSSO TER UM CONTRATO
NÃO TENHO CNPJ, MESMO ASSIM POSSO TER UM CONTRATO?
1
5 CLÁUSULAS QUE NÃO PODEM FALTAR EM UM CONTRATO DE MENTORIA
FAZER O REGISTRO ERRADO DA SUA MARCA É TÃO PERIGOSO QUANTO NÃO TER O REGISTRO
FAZER O REGISTRO ERRADO DA SUA MARCA É TÃO PERIGOSO QUANTO NÃO TER O REGISTRO
Visualizações: 20
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x