Olá galera! Tudo certo?

Hoje eu irei falar sobre três contratos que considero superimportantes para os negócios. Confere aqui se sua empresa já adotou algum deles.

Lembrando que no meu blog tem um post específico para cada modalidade de contrato aqui citada. Então se você quiser saber mais é só conferir lá no blog. Mas se ficar qualquer dúvida também pode me mandar uma mensagem.

Bem, nós sabemos que ninguém sobrevive sozinho nesse mundo. Precisamos sempre de outras pessoas que tenham outras expertises complementares.

Desse modo, nosso negócio precisa de alguém que faça a nossa identidade visual, que cuide de nossas redes sociais, que faça a contabilidade da empresa, que eventualmente faça alguma reforma no ponto comercial, que faça a faxina, que desenvolva um site, enfim, precisamos de prestadores de serviços o tempo todo.

Sendo assim, o primeiro contrato essencial a um empreendedor é o contrato de prestação de serviços. Isso vale tanto para o empreendedor que presta serviços quanto para aquele que contrata outros prestadores.

No meu escritório, por exemplo, quando sou contratada para realizar alguma demanda eu tenho um contrato de prestação de serviços. Do mesmo modo, quando eu contrato algum profissional para prestar um serviço para o meu escritório eu também utilizo o contrato de prestação de serviços.

O segundo contrato superimportante para os empreendedores é o termo de confidencialidade ou, em inglês, NDA (Non Disclosure Agreement).

Se você tem funcionários, parceiros, prestadores de serviço, investidores ou qualquer outra pessoa que tenha acesso ao seu empreendimento, sabe que é muito importante manter em sigilo os segredos empresariais.

E é por isso que existe o contrato de confidencialidade, para que as informações tão importantes do seu empreendimento não corram o risco de serem utilizadas a seu desfavor.

É claro que mesmo com o contrato ainda corremos certos riscos, mas é justamente este contrato que vai possibilitar que o infrator responda civil e criminalmente pelos seus atos.

Se não houver um contrato de confidencialidade a situação pode ser desastrosa!

Por fim, o terceiro contrato que quis trazer neste post é o contrato de licenciamento do uso da marca.

Nós empreendedores estamos sempre em busca de fortalecer e expandir a nossa marca, certo?

Sendo assim, o licenciamento da nossa marca pode nos ajudar a alcançar novos patamares, já que além de obter lucro sobre o licenciamento, iremos fazer com que nossa marca seja mais vista e lembrada.

Desse modo, se você quer fazer parcerias com outras empresas, é superimportante haver um contrato de licenciamento do uso da marca, que irá prever todos os detalhes dessa licença.

Mas para isso é preciso que a marca esteja registrada. Não há como trabalhar economicamente uma marca sem que se tenha dado o primeiro passo, que é o registro.

Bem, o contrato de prestação de serviços, o termo de confidencialidade e o contrato de licenciamento do uso da marca são três contratos superimportantes para os empreendedores, porque além de protegerem o negócio podem auxiliar no crescimento da empresa.

Fale aqui nos comentários se seu negócio já utiliza esses contratos.

E não esqueça de ler os posts no blog onde eu abordo cada um deles.

Até mais!

Por Maria Gabriella de Almeida Cortez.

NÃO TENHO CNPJ, MESMO ASSIM POSSO TER UM CONTRATO
NÃO TENHO CNPJ, MESMO ASSIM POSSO TER UM CONTRATO?
1
5 CLÁUSULAS QUE NÃO PODEM FALTAR EM UM CONTRATO DE MENTORIA
FAZER O REGISTRO ERRADO DA SUA MARCA É TÃO PERIGOSO QUANTO NÃO TER O REGISTRO
FAZER O REGISTRO ERRADO DA SUA MARCA É TÃO PERIGOSO QUANTO NÃO TER O REGISTRO
Visualizações: 17
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x