O início do ano para uma empresa é decisivo, pois é agora que fazemos o planejamento e metas, damos início àquele projeto que irá colocar a empresa em outro patamar, revisamos os protocolos internos para a melhoria do negócio, etc.
Depois da avalanche de informações e acontecimentos que ocorreram no final do ano passado, nada melhor do que sentar e analisar como foi o ano anterior e como você quer que seja esse novo ano.
Muitas pessoas já estão me procurando para iniciar o processo de registro da marca, pois colocaram isso como meta de 2023.
Realmente registrar a marca é MUITO importante. Irá te proteger e fazer com que seu negócio cresça demais!
Mas, além disso, é essencial reavaliar os contratos da sua empresa.
Muita coisa muda de um ano para o outro. As leis mudam, as pessoas mudam e até mesmo o plano de negócios pode mudar.
Por isso, analise seus contratos, veja se eles estão de acordo com a realidade da sua empresa, com os seus protocolos internos e o seu negócio.
Seus prestadores de serviço, fornecedores, parceiros ou clientes mudaram? Saiu ou entrou algum sócio? Contratou funcionários ou estagiários? Mudou os valores, prazos ou condições do negócio?
Reflita sobre cada ponto e atualize seus contratos.
Devemos ainda analisar se é preciso modernizar o contrato, simplificar, torná-lo mais acessível, mais coerente e mais forte, para que traga segurança para os envolvidos.
Lembre-se: o contrato não é só um pedaço de papel, não é mais uma burocracia, não é uma mera formalidade.
Ele é um instrumento de proteção, é um facilitador, é ele que vai nortear as suas relações com outras empresas, com parceiros, fornecedores, prestadores de serviços e, principalmente, com os clientes.
Por isso, procure um especialista para elaborar e revisar os contratos da sua empresa.
Assim, tenho certeza de que o seu ano será muito mais tranquilo e próspero!
Por Maria Gabriella de Almeida Cortez.