É bem verdade que a maioria dos contratos não exigem uma forma específica e, portanto, podem ser feitos de maneira verbal.
Contudo, é muito perigoso não ter um documento que preveja a negociação das partes.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o contrato é o manual de instruções que vai direcionar todas as etapas do processo, a fim de que o negócio tenha sucesso.
Então, caso apareça qualquer dúvida sobre o funcionamento da transação, você terá o contrato para te instruir e nortear.
Outro ponto importantíssimo é que nem sempre há clareza na comunicação e no entendimento entre as partes. Por isso o contrato será a forma de traduzir todas as intenções dos envolvidos.
O contrato elaborado por um advogado também irá prever questões legais que nem sempre são de conhecimento das partes.
Nem todos sabem quais direitos são irrenunciáveis; como transformar o contrato em título executivo; ou diferenciar a cláusula penal compensatória da cláusula penal moratória; muito menos o que seria cláusula penal.
Ou seja, existem questões legais que só um advogado especialista compreenderá.
Sendo assim, o advogado poderá te trazer muito mais lucro ao inserir cláusulas estratégicas que, muitas vezes, passam batido em uma negociação verbal.
Por fim, preciso te dizer que um contrato bem elaborado é um dos melhores remédios contra memória fraca já criado no planeta!
Se você tiver em mãos um contrato especialmente feito para o seu negócio, a outra parte estará vinculada ao que prometeu.
Desse modo, o risco de dano será muito menor.
Por isso, não hesite em procurar um especialista para elaborar seus contratos pois, além de evitar riscos, o advogado será um parceiro estratégico nas negociações.
Por Maria Gabriella de Almeida Cortez.
©2021 por Maria Gabriella de Almeida Cortez Sociedade Individual de Advocacia.
CNPJ: 43.807.764/0001-04
Vamos conversar por chat