Está mais do que claro que o mercado de consumo mudou significativamente nos últimos anos.

Isso graças, em grande parte, aos digitais influencers.

Ou vai me dizer que você nunca comprou um objeto ou contratou um serviço porque viu uma dica daquele influencer que você segue e admira?

Pois é.

Muitas marcas investem pesado em publicidade por digitais influencers e essa relação precisa ser resguardada por um contrato.

É por isso que hoje eu vou dar uma dica de três cláusulas que são essenciais para o contrato de publicidade entre uma marca e um influencer.

1ª – Definição de qual rede social, qual forma e qual periodicidade o influencer deverá entregar o trabalho.

Conseguem notar a importância desta cláusula? Se as partes não definirem exatamente os referidos pontos, é muito provável que sairão insatisfeitas e que essa relação não vai perdurar.

Por isso, tenha claro nessa relação qual rede social será utilizada, qual será a forma do conteúdo (post, story, foto, vídeo, texto, etc), bem como os prazos de execução, para que o objetivo do contrato seja alcançado.

Esses prazos podem ser dispostos em um cronograma, que facilita muito o cumprimento do contrato.

2ª – Cláusula de não concorrência e exclusividade: normalmente, para que o objeto do contrato seja atingido, é interessante colocar uma cláusula de não concorrência e exclusividade.

Desse modo, se a marca contratante for uma loja de calçados, por exemplo, o influencer não poderá fazer a publicidade de outra loja de calçados ao mesmo tempo.

Nessa cláusula é essencial inserir o prazo de vigência da não concorrência, o território (por ser digital, normalmente é no território nacional), e o ramo mercadológico que não poderá haver a concorrência (mesmo ramo da marca contratante).

3ª – Cláusula moral: a marca e o influencer têm em comum algo muito importante para a continuidade do negócio, o seu respectivo NOME. Por isso, considerando a relação que ambas terão durante o contrato de publicidade, se alguma das partes cometer uma atitude ilegal ou imoral, certamente vai influenciar nos negócios da outra.

Sendo assim, a cláusula moral é muito importante, pois ela prevê a rescisão do contrato e, até mesmo, punições e indenizações, caso uma das partes cometa algum ato ilícito, imoral ou contrário aos valores da outra parte.

Bem, existem outras cláusulas muito importantes para o contrato de publicidade/engajamento, como a autorização de uso de imagens, compartilhamento, exclusão ou arquivamento de posts, etc.

Mas se você é um influencer ou uma marca que pretende fazer essa contratação, verifique se o seu contrato prevê as três cláusulas mencionadas nesse post, pois são muito importantes.

Por Maria Gabriella de Almeida Cortez.

NÃO TENHO CNPJ, MESMO ASSIM POSSO TER UM CONTRATO
NÃO TENHO CNPJ, MESMO ASSIM POSSO TER UM CONTRATO?
1
5 CLÁUSULAS QUE NÃO PODEM FALTAR EM UM CONTRATO DE MENTORIA
FAZER O REGISTRO ERRADO DA SUA MARCA É TÃO PERIGOSO QUANTO NÃO TER O REGISTRO
FAZER O REGISTRO ERRADO DA SUA MARCA É TÃO PERIGOSO QUANTO NÃO TER O REGISTRO
Visualizações: 22
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x