Infelizmente eu vejo muitos contratos por aí que claramente favorecem só uma das partes da relação.
Você pode pensar que o contrato deve estabelecer regras que só te favoreçam, mas isso pode ser um erro grave.
Eu não quero ficar falando aqui de princípios e teorias contratuais, mas você precisa saber que é muito importante que o contrato tenha equilíbrio e que as partes envolvidas tenham um mesmo nível de igualdade.
Isso porque, num primeiro momento, você pode pensar que estará na vantagem, mas se o contrato não for elaborado de forma inteligente, toda a relação entre as partes poderá ser revista por um terceiro (juiz, árbitro, mediador, etc.).
E se o contrato tiver que ser reanalisado por um terceiro que não participou da relação contratual, certamente este contrato não cumprirá com a finalidade pelo qual foi criado.
Por isso, quando for colocar em um contrato uma relação negocial, fique atento em deixar esse negócio justo, em consonância com a lei e equilibrado.
Não adianta colocar inúmeras regras que te favoreçam, sem inserir também todas as suas obrigações no negócio, bem como as vantagens que a outra parte também irá usufruir.
Eu tenho certeza que um contrato que respeite o negócio e os direitos de ambas as partes te proporcionará muito mais lucro a longo prazo, pois ele irá auxiliar na correta execução do empreendimento, de modo que atinja o seu objetivo.
Sendo assim, sempre procure profissionais especializados, que certamente serão parceiros do seu negócio.
Por Maria Gabriella de Almeida Cortez.
©2021 por Maria Gabriella de Almeida Cortez Sociedade Individual de Advocacia.
CNPJ: 43.807.764/0001-04
Vamos conversar por chat