Se somos profissionais, não podemos agir com amadorismo.
Por isso é MUITO importante que você faça um termo de autorização para uso de imagem e voz das pessoas que sua empresa tem um relacionamento.
Desse modo, se você usa a imagem ou a voz dos seus clientes, funcionários, parceiros, amigos, influencers e, até mesmo, familiares, para fins comerciais, você deve ter uma autorização expressa para esse uso, sob pena de indenização por danos morais.
Não sabemos o dia de amanhã, não sabemos como o nosso relacionamento com essas pessoas vai estar daqui a algum tempo.
Sendo assim, se você não possuir um termo de autorização, a pessoa poderá proibir que você use a respectiva imagem e voz, bem como poderá entrar com uma ação indenizatória.
Imagine todo o transtorno com a exclusão dos arquivos, encerramento de campanhas de marketing, custas com o processo, indenizações e tudo mais?
Então, se você usa imagem e voz de terceiros em suas redes sociais, sites, cursos, meios de comunicação, banners, podcasts, folhetos, etc., é extremamente importante que colha a autorização por escrito dessas pessoas para o uso da imagem e voz.
Não basta ter a autorização verbal, não basta pegar um modelo da internet que não preveja os detalhes dessa autorização, não basta postar e depois colher a assinatura da pessoa.
A internet se tornou um meio essencial para o nosso trabalho como empreendedores, mas, como sempre digo, devemos seguir as regras do jogo.
Procure o quanto antes um advogado para elaborar o termo de autorização para uso de imagem e voz para a sua empresa.
Por Maria Gabriella de Almeida Cortez.
©2021 por Maria Gabriella de Almeida Cortez Sociedade Individual de Advocacia.
CNPJ: 43.807.764/0001-04
Vamos conversar por chat