Uma dúvida muito comum entre as empreendedoras é saber qual o primeiro passo para dar início ao processo de registro da marca e quais documentos são necessários.

 

Bem, eu já fiz um post sobre o primeiro passo para você registrar a sua marca, vale muito a pena conferir, está aqui no blog um pouco mais para baixo.

 

Mas hoje eu quero falar com você sobre os documentos necessários para iniciar o processo de registro da sua marca, você vai ver que não é nada tão complexo.

 

De início é importante saber que os documentos podem mudar de marca para marca, pois depende muito da estratégia que o profissional traçou para o processo.

 

Mas alguns documentos são básicos e praticamente se aplicam para todas as marcas, são eles:

 

  • CPF ou CNPJ: você não precisa apresentar o documento em si, mas vai precisar dele para fazer o cadastro no INPI, bem como de outros dados pessoais como nome da pessoa física ou jurídica, endereço e e-mail.

 

  • Comprovante de atividade: não é exigido, mas sempre recomendado que você comprove que exerce licitamente a atividade que a marca representa. Se você for pessoa jurídica basta juntar o ato constitutivo ou contrato social, ou até mesmo o CNPJ, onde constam as atividades da empresa. Já se você for fazer o processo com o seu CPF, é interessante juntar certificados de formação na área, prints de sites e redes sociais ou qualquer outro documento que possa comprovar a atividade.

 

  • GRU e o seu respectivo comprovante de pagamento: também não é obrigatório, mas para evitar atrasos no seu processo, é interessante juntar a guia que você emitiu no site do INPI, bem como o comprovante de pagamento.

 

  • Procuração: por fim, mas não menos importante, se você está fazendo o processo com um advogado, é obrigatório apresentar a procuração devidamente assinada.

 

Perceba que tais documentos são simples e de fácil acesso. Um advogado especialista irá te guiar nesse caminho de proteção e crescimento da sua marca.

 

Novamente eu ressalto que a lista de documentos pode ser maior ou menor, a depender da estratégia adotada pelo profissional que vai acompanhar o processo.

 

O importante é que a sua marca seja protegida!

 

Por isso, se você tem alguma dúvida sobre o registro de marca, não hesite em me mandar uma mensagem.

 

Por Maria Gabriella de Almeida Cortez.

 

NÃO TENHO CNPJ, MESMO ASSIM POSSO TER UM CONTRATO
NÃO TENHO CNPJ, MESMO ASSIM POSSO TER UM CONTRATO?
1
5 CLÁUSULAS QUE NÃO PODEM FALTAR EM UM CONTRATO DE MENTORIA
FAZER O REGISTRO ERRADO DA SUA MARCA É TÃO PERIGOSO QUANTO NÃO TER O REGISTRO
FAZER O REGISTRO ERRADO DA SUA MARCA É TÃO PERIGOSO QUANTO NÃO TER O REGISTRO
Visualizações: 73
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x